segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sociologia Econômica da inovação, ciência e tecnologia

Professor Dr. Antony Peter Mueller
(79) 81 53 40 22

EMENTA
SOCIOLOGIA ECONÔMICA
DA INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E CIÊNCIA
2. semestre de 2011, quinta-feira 8:00-12:00 horas no NPPSC

I.                    Objetivos

Inovação, tecnologia e ciência são temáticas centrais da moderna sociologia econômica por causa da profunda relevância para a sociedade moderna, para o crescimento e o desenvolvimento econômico e suas raízes e conseqüências sociais. Como já foi diagnosticado de Schumpeter, seguinte de sua própria natureza, o capitalismo moderno é um sistema de inovação permanente. Neste sentido o seminário serve para um entendimento melhor do sistema sócio-econômico da atualidade.
O objetivo didático do seminário “Sociologia Econômica” é familiarizar os participantes com as novas abordagens desta disciplina e capacitar o estudante para utilizar as teorias, conceitos e técnicas na pesquisa nas áreas de inovação, tecnologia e ciência.
Especificamente, os objetivos do seminário consistem em ampliar e fortalecer a capacidade do estudante de trabalhar com amplias e flexíveis estruturas analíticas incluindo o uso de ferramentas metodológicas como a abordagem causal-realística baseada na teoria da ação humana. Em vez de conseguir uma abordagem reducionista, se procura conscientemente favorecer uma análise focada em estudar os fatores de complexidade, incerteza e contingência.
As perguntas centrais de pesquisa são:
a) Quais são os fatores que determinam as formas e os níveis da inovação?
b) Como impactam estas inovações em sua vez sobre a sociedade?
c) Quais são as relações entre sociedade (cultura), ciência, tecnologia e inovação?

II.                 Programação
Espera-se a participação ativa dos estudantes com apresentações formais e contribuições nos debates. O trabalho final consiste em um artigo científico de 15 até 20 paginas. As últimas aulas do seminário vão ser organizadas na forma de um congresso cientifico onde os participantes apresentam os seus trabalhos em diversas “mesas” sob a liderança de um “chairman” e com dois até três palestrantes e os respectivos comentaristas.
O seminário está orientado preparar o participante para este “evento” incluindo a assistência para publicar o trabalho.
Uma aula do seminário tipicamente vai se dividir em duas partes: a primeira parte (90 minutos) consiste numa apresentação seguida na segunda parte para debate. 

            Temas de tratar
  1. Áreas, métodos e técnicas analíticas da “sociológica econômica”
  2. A “Nova Sociologia Econômica” e a "Nova Teoria das Instituições"
  3. Fundamentos sócio-econômicos do capitalismo moderno
  4. Tecnologia e ciência como raízes de riqueza das nações
  5. Modernização e anti-modernização
  6. Sociologia e cultura da ciência e tecnologia
Temas para trabalhos
1.     Análise conceitual de tecnologia e inovação
2.     Relações entre cultura, ciência e tecnologia
3.      Análise histórica de tecnologia e inovação
4.      Tecnologia e inovação sob o olhar sociológico e econômico
5.      O modelo schumpeteriano da inovação
6.      Análise sociológica da “destruição criativa”
7.      Progresso tecnológico, crescimento econômico e desenvolvimento
8.      Impactos distributivos do progresso tecnológico
9.      Educação, a formação de capital humano e inovação
10.  Sociologia econômica das novas tecnologias
11.  Sociologia econômica das novas mídias
12.  Tecnologia e ética
13.  Política pública da inovação
14.  Inovação no contexto América Latina
15.  Inovação no Brasil


Bibliografia
Handbooks

Beckert, Jens/Milan Zafirovski (eds.), 2006: International Encyclopedia of Economic Sociology. London: Routledge.

Berger, Suzanne/Ronald Dore (eds.), 1996: National Diversity and Global Capitalism. Ithaca: Cornell University Press.

Block, Fred, 1990: Postindustrial Possibilities: A Critique of Economic Discourse. Berkeley: University of California Press.

Carruthers, Bruce/Sarah Babb, 2000: Economy/Society: Markets, Meanings, and Social Structure. Thousand Oaks: Pine Forge Press.

Dobbin, Frank, 2004: The New Economic Sociology: A Reader. Princeton: Princeton University Press.

Granovetter, Mark/Richard Swedberg (eds.), 2001: The Sociology of Economic Life. 2nd edition. Boulder: Westview Press.

Guillén, Mauro F., et al., 2002: The New Economic Sociology: Developments in an Emerging Field. New York: Russel Sage Foundation.

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Smelser, J. Neil/Richard Swedberg, 2005: The Handbook of Economic Sociology. 2nd edition, 1st edition 1994. Princeton: Princeton University Press.

Swedberg, Richard, 2003: Principles of Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press.

Trigilia, Carlo, 2002: Economic Sociology. State, Market and Society in Modern Capitalism. Oxford: Blackwell.

Williamson, Oliver E., 1985: The Economic Institutions of Capitalism: Firms, Markets, Relational
Contracting. New York: Free Press.



Textos em português e espanhol
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DURKHEIM, Emile. Da divisão do trabalho social. Varias edições. (Livro I, Capitulo VII: Solidariedade orgânica e solidariedade contratual).
DURKHEIM, Emile. Lições de sociologia: a moral, o direito e o Estado. São Paulo: T. A. Queiroz; Ed. da USP, 1983 (Lições 15 a 18).
STEINER, Philippe. Le fait social économique chez Durkheim. Revue Française de Sociologie, 33, pp. 621-641, 1992.
VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa. São Paulo: Pioneira, 1965, pp. 74-102
 WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: UnB, 1991
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ARON, Raymon. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes; Brasília: UnB, 1990, pp. 379-418.
SCHUMPETER, Joseph. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988, pp.43-66 (Cap. II: o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico).
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POLANYI, Karl. A Grande Transformação. Rio de Janeiro: Campus, 2000, pp. 62-75 e 89-98 (Cap. 4: Sociedades e sistemas econômicos, e cap. 6: O mercado auto-regulável e as mercadorias fictícias).
WANDERLEY, Fernanda. Avanços e desafios da Nova Sociologia Econômica: notas sobre os estudos sociológicos do mercado – uma introdução. Sociedade e Estado, UnB, 17(1), 2002, pp. 15-38.
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Fligstein, Neil. Mercado como política: uma abordagem político-cultural das instituições de mercado. Contemporaneidade e Educação, 9, pp. 26-55, 2001.
Guimarães, Nadya Araujo. “A alquimia organizacional: qualificação e construção do conhecimento”. In:
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DINIZ, Eli e BOSCHI, Renato. Liderança empresariais e problemas da estratégia liberal no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais. No 23, 1993. p.p 101-119.
:
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GRÜN, Roberto. Quem é moderno? Um estudo sobre as estratégias discursivas de gerentes brasileiros. Revista Brasileira de Ciências Sociais. No 18, ano 7, 1992. p.p 96-108.

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CARDOSO, Adalberto, COMIN, Alvaro e GUIMARÃES, Nadya (2001) “Os deserdados da indústria
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Mueller, Antony P., O papel do entrepreneur no desenvolvimento econômico, Ordem Livre, Abril 2011

Mais informações, mais referências bibliográficas, mais textos:
Mais recursos:
Desenvolvimento:
Escola Austríaca:
ASA’s section on economic sociology: http://www2.asanet.org/sectionecon/

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