Quantas pessoas morrem por dia?
À medida que a pandemia COVID-19 continua, a mídia continua a sacudir as estatísticas com força total.
No entanto, sem um quadro de referência, números como o número de mortes podem ser difíceis de interpretar. As mortes atribuídas ao vírus, por exemplo, são frequentemente medidas em milhares de pessoas por dia globalmente — mas esse número é um pouco ou muito, em relação às causas típicas de morte?
O gráfico de hoje usa dados do Nosso Mundo em Dados para fornecer contexto com o número total de mortes diárias em todo o mundo. Também descreve quantas pessoas morrem todos os dias por causas específicas.
Mortes mundiais por causa
Cerca de 150.000 pessoas morrem por dia em todo o mundo, com base na última pesquisa abrangente publicada em 2017. Quais doenças são as mais letais, e quantas vidas tiram por dia?
Aqui está quantas pessoas morrem todos os dias, em média, classificadas por causa:
Rank Causa Mortes Diárias
#1 Doenças cardiovasculares 48,742
#2 Cânceres 26,181
#3 Doenças respiratórias 10,724
#4 Infecções respiratórias mais baixas 7,010
#5 Demência 6,889
#6 Doenças digestivas 6,514
#7 Desordens neonatais 4,887
#8 Doenças diarrenais 4,300
#9 Diabetes 3,753
#10 Doenças hepáticas 3,624
Total de Mortes Diárias 147,118
Mostrando 1 a 10 de 32
Doenças cardiovasculares, ou doenças do coração e vasos sanguíneos, são a principal causa de morte. No entanto, sua proeminência não se reflete em nossas percepções de morte nem na mídia.
Embora o número de mortes por HIV/AIDS tenha atingido o pico em 2004, ainda afeta muitas pessoas hoje. A doença causa, em média, mais de 2.600 mortes diárias.
Curiosamente, terrorismo e desastres naturais causam pouquíssimas mortes em relação a outras causas. Dito isto, esses números podem variar de dia para dia — e ano a ano — dependendo da gravidade de cada instância individual.
Total de mortes diárias por país
Em nível nacional, essas estatísticas variam ainda mais. Abaixo estão os óbitos totais de todas as causas para países selecionados, com base em dados de 2017.
China e Índia têm mais de 25.000 mortes totais por dia, devido às suas grandes populações.
No entanto, com 34,7 mortes diárias por milhão de pessoas por dia, a Rússia tem as maiores mortes proporcionais à população de qualquer um desses países.
Mantendo a Perspectiva
Embora esses números ajudem a fornecer algum contexto para a escala global das mortes de COVID-19, eles não oferecem uma comparação direta.
O fato é que muitas das taxas de mortalidade acima mencionadas são baseadas em tamanhos amostrais muito maiores e consistentes de dados. Por outro lado, desde que a OMS declarou o COVID-19 uma pandemia em 11 de março de 2020, as mortes confirmadas diárias caíram em uma ampla faixa entre 272 e 10.520 por dia — e não há como dizer o que poderia acontecer no futuro.
Além dessa variância, os dados sobre as mortes confirmadas do COVID-19 têm outras peculiaridades. Por exemplo, as taxas de teste para o vírus podem variar entre jurisdições, e também houve divergências entre as autoridades sobre como as mortes devem ser contabilizadas em primeiro lugar. Isso torna a obtenção de uma imagem precisa surpreendentemente complicada.
Embora seja impossível saber o verdadeiro número de mortes do COVID-19, é claro que em alguns países as mortes diárias atingiram taxas de 50% ou mais que a média histórica para períodos de tempo:
Tempo, e análise suplementar, serão necessários para determinar uma contagem de óbitos covid-19 mais precisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário