terça-feira, 28 de agosto de 2018

Ciência e religião

" Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento dos relógios de pêndulo, dos pantógrafos, dos barómetros, dos telescópios e dos microscópios. Desenvolveram campos científicos tão variados como o magnetismo, a óptica e a electricidade.
Foram eles que observaram, em alguns casos, antes de qualquer outro, as faixas coloridas na superfície de Júpiter, a nebulosa de Andrómeda e os anéis de Saturno. Eles teorizaram sobre a circulação do sangue, a possibilidade teórica de voo, o modo como a Lua afecta as marés, bem como a natureza ondulatória da luz.
Mapas estrelares do hemisfério sul, lógica simbólica, medidas de controle das enchentes dos rios, a introdução dos sinais de adição e subtracção na matemática italiana – tudo isso são feitos de jesuítas. Cientistas tão influentes como Fermat, Huygens, Leibniz e Newton não estão sós em contar os jesuítas entre os seus correspondentes mais valorizados."
Gerenciar

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
Círculo Vertical
Católicos, os inimigos da ciência.
" Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento dos relógios de pêndulo, dos pantógrafos, dos barómetros, dos telescópios e...
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário