domingo, 9 de dezembro de 2018

A verdade nua

Priscila Pereira
Vocês já devem ter ouvido a expressão “a verdade nua”. Sabem de onde vem?
A pintura “A Verdade saindo do poço”, de 1896, de Jean-Léon Gérôme, está ligada a uma assustadora parábola do século XIX.
Segundo a parábola, a Verdade e a Mentira se encontram um dia.
A Mentira diz à Verdade: "Hoje é um dia maravilhoso!" A Verdade desconfia e olha para os céus, e suspira, pois o dia estava realmente lindo.
Elas passaram muito tempo juntas, chegando finalmente num poço. A Mentira diz: “A água esta muito boa, vamos tomar um banho juntas!”
A Verdade, mais uma vez desconfiada, testa a água e descobre que está realmente muito gostosa. Elas se despiram e começaram a tomar banho.
De repente, a Mentira sai da água, veste as roupas da Verdade e foge. A Verdade, furiosa, sai do poço e corre para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta.
E o mundo, vendo a Verdade nua, desvia o olhar, com desprezo e raiva. Assim, a Verdade volta ao poço e desaparece para sempre, escondendo nele sua vergonha.
Desde então, a Mentira viaja ao redor do mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque, em todo caso, o Mundo não nutre nenhum desejo de encontrar a Verdade nua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário