sábado, 16 de março de 2019

Libertarianismo - fascismo

Vi isso e lembrei automaticamente daqui
Texto traduzido:
Por que os libertários estão abraçando o Fascismo?
Se você tem prestado atenção na política na internet quanto eu tenho prestado, você deve ter notado uma tendência confusa e preocupante: libertários tradicionais se transformando em apoiadores da alt-right. Eu tenho seguido a facção dos liberais clássicos da internet desde por volta de 2014, o ano que eu comecei a me interessar por política. Estava assistindo Christopher Cantwell antes que ficou conhecido como o "Nazi Chorão", quando seu grito era "imposto é roubo", não "judeus não vão nos substituir". Eu lembro do Stefan Molyneux quando ele estava debatendo se nós devemos ter um governo, não que o governo deva ser usado para promover eugenia.
Essa transição fascinante de libertário de direita para autoritário de direita tem refletido sobre cada figurão da alt-right. Pense em Yiannopoulos, Richard Spencer, Alex Jones, and Tim Gionet (conhecido como "Alasca Assado"). O pulo usado para se indentificar como "um despreocupado, libertário maleável" que "firmemente se opõe a guerra às drogas, e defendeu a causa do Vida Negras Importam". Mas agora, ele está sendo banido do twitter por promover a supremacia branca e reclamando sobre como os judeus controlam a mídia. O criador das coisas da direita, um blog neo nazi que mantém tais podcasts desagradáveis como "Holocausto Diário", abertamente reconhece isso, dizendo que "nós todos fomos libertários até um tempo atrás. Eu quis dizer, todo mundo sabe disso." Jeffrey Tucker escreveu: "Eles estão fazendo para o libertarianismo o que eles fizeram para 'pepe, o sapo", ou Taylor Swift - para cooptá-lo. Eles sabem que nenhum americano normal vai para um comício ao lado de uma bandeira nazista, então eles estão usando as nossas." Mas o que exatamente faz dessas pessoas tão vulneráveis para se converterem à alt-right?
A história
Para entender por que libertários são tão suscetíveis para ideias supremacistas brancas, nós temos que olhar na história do libertarianismo, especificamente dentro dos Estados Unidos. O fato é que o libertarianismo tem sempre sido um refúgio de racismo e implícito apoio ao autoritarismo, mesmo que contradiga a suposição da ideologia. Durante a história, os homens que são considerados a "lojinha da esquina" da filosofia do libertarianismo de direita apoiaram ditadores brutais. Olhe o apoio do Mises ao Mussoline, ou Hayek e Friedman apoiando Pinochet. Está claro que esses tipos de pessoas sempre estiveram dispostas de colocarem a ideologia de lado para o que eles veem como um fim que justifique os meios, mesmo em casos moralmente abomináveis como apoiar o Apartheid na África do Sul ou a confederação sob o pretexto de "direitos dos estados". Essa persistente supremacia branca no movimento libertário continuou além do meio do século 20, em ideologias de Murray Rothbard e Lew Rockwell. O próprio Rothbard escrever que "a própria estratégia dos libertários e os paleos é uma estratégia do "populismo de direita". Essencialmente, isso quer dizer que o apelo ao racismo continuou firme dentro da direita da sociedade americana (não difere do que vemos em Donald Trump)
Nós podemos ver isso novamente, com vertentes da supremacia branca pela campanha presidencial do Ron Paul, em 2008 e 2012, talvez o lugar mais claro da internet onde o libertarianismo floresceu. Paul sem foi o candidato favorito dos libertários, e se você passou muito tempo em sites como Reddit em 2012, você quase certamente viu muito apoio à ele. Claro, enquanto nem todo mundo que apoiava Ron Paul era racista, ele era cercado de racistas e eles tiveram um lugar forte na sua campanha, incluindo o futuro lider da alt-right Richard Spencer. Mas não era assim até o colapso do novo ateísmo que o libertarianismo de direita poderia alcançar o pico do sucesso na internet.
O novo ateísmo foi o abrigo primário para os homens adolescentes brancos da classe média por volta de 2010 (eu estou com vergonha de confessar que era um deles). O Reddit era, originalmente, um dos maiores lugares na internet para o novo ateísmo, com /r/atheism sendo um dos maiores "subreddits" do site. Com o tempo, isso mudou de odiar religião para odiar "Guerreiros da Justiça Social (SJW)", apoiando a campanha presidencial do Ron Paul, e lutando por assuntos libertários como a legalização da Maconha. Assim como nós podemos desenhar uma linha direta entre libertarianismo de direita e a supremacia branca, nós podemos fazer o mesmo com o novo ateísmo e o movimento libertário. Nós só precisamos dar uma olhada no youtube para ver que "racionais céticos", como o TheAmazingAtheist (o ateísta incrível - TL) or Sargon de Akkad, mudaram de novo ateísmo para liberalismo e para a alt-right (aqui há uma interessante pesperctiva interna disso). Todas essas comunidades carregaram um público similar, os já mencionados brancos de classe média demográfica, principalmente em plataformas como Youtube ou Reddit. Entretanto, pode-se argumentar que parte do que fez o novo ateísmo tão popular entre esse grupo demográfico não foi apenas a rebelião da contra cultura sobre os valores sociais tradicionais, mas traços de islamofobia. Obviamente, ambos comportamentos são componentes da alt-right. Então, com a transição do novo ateísmo para o libertarianismo de direita, a alt right tinha um alvo claro para conversão e recrutamento.
"Os youtubers tiveram que dar algo a mais para sua audiência além de religião para lutar porque isso se tornou entediante, e então o que eles escolheram foram Guerreiros da Justiça Social (SJW) e feministas"
As similaridades
Como sugerido pelo desenrolar histórico, o libertarianismo é particularmente um apelo para os brancos de classe média. Parece bem óbvio o por quê; esse grupo é talvez o mais privilegiado da nossa sociedade, e vê pouco motivo para uma mudança na atual ordem social. Similarmente, a alt-right e todos os níveis da política de extrema-direita mantém exatamente o mesmo objetivo, mesmo que reconhecidamente eles apontem para alcançá-los por meios diferentes. Mas quando suas vantagens começam a erodir, é quando eles são forçados a se tornarem mais reacionários, com ideolgias autoritárias. A imigração é um exemplo ideal disso, desde sob uma ideologia libertária, imigração não deveria restrita de forma alguma. Fronteiras são uma das maiores construções do Estado, e nós não deveríamos estar restringindo o direito das pessoas de escolher onde elas vivem. Mesmo assim, se você atualmente fala com libertários, muito frequentemente você descobrirá que eles são muito mais contra a imigração que sua ideologia sugere. A mesma retórica sobre os "pobres indesejados" é usado tanto para pessoas vivendo no estado de bem estar, como imigrantes que aparentemente virão viver no estado de bem estar. Isso também é devido a ideia que os imigrantes votarão mais por partidos de esquerda (no qual votam), e então levar a um estado de bem estar mais forte. De tempo em tempo novamente, libertários tem mostrado estarem dispostos a abandonar o que eles clamam como seus principios centrais para defender a ordem social, o que os coloca no topo.
Para entender isso completamente, eu acho que é essencial separar as similaridades entre a alt-right e libertarianismo em duas categorias; o aspecto emocional e o aspecto ideológico. As similaridades emocionais entre os dois grupos permite os libertários se tornarem simpáticos à alt-right, e então o aspecto ideológico permite-os se tornarem completamente integrados.
Similaridades Emocionais
As similaridades emocionais desses dois grupos podem ser entendias como linguagens e atitudes que ambos compartilham. Para começar, ambos os grupos são primariamente opostos a mesma coisa: justiça social. Quando se assiste a um libertário e um neo facista reclamando sobre feminismo, é quase impossível de diferenciar um do outro. É muito raro ver um liberal clássico atacando a alt-right ou os racistas, em vez disso se sentem bem mais confortáveis atacando a esquerda. Ambos usam a mesma linguagem e palavras do momento, com palavras como Guerreiros da Justiça Social e valores ocidentais constantemente sendo cuspidas em ambas as esferas. Isso torna incrivelmente fácil para a alt-right alcançar os libertários; ambos já estão, literalmente, falando a mesma linguagem. Os socialistas controlam a mídia? Troque "socialistas" por "marxistas culturais" e você está meio caminho andado de se tornar o novo Richard Spencer. Hillary Clinton foi claramente a candidata da justiça social em 2016, e o Trump estava contra isso. Se você é alguém que baseia suas ideologias inteiras sobre se opor a justiça social, você será atraído para o candidato que descreve Neo-Nazis como "pessoas muito boas".
A retórica que libertários esbanjam-se de atos como um lubrificante da transição para a alt-right, especialmente sobre a liberdade de expressão. O de liberdade de expressão é mantido em alta consideração nos círculos libertários, que quando um esquerdista sugere que dar aos Nazis uma chance de advogar por genecídio não é uma boa ideia, os libertários são forçados a defender os nazis para manter suas ideias. Obviamente, a alt-right mira limitar a liberdade de expressão quando eventualmente tomam o poder, mas desde que eles ainda estão para conseguir o poder, eles simplesmente não mencionam isso. Ao invés disso, eles absorvem a liberdade de expressão como um choro de comício, usando isso como um método para advogar por suas ideias. Isso liga-se a um problema maior da alt-right, que desde que eles ainda estão para conseguir o poder, eles estão possibilitados de esconder algo da ideologia deles que poderia ser horrível para libertários, coisas como políticas anti droga e vigilância em massa. Em vez disso, eles estão preocupados com liberdade de expressão, imigração e progressismo.
Nós também devemos discutir as falhas da esquerda daqui, por mais que eu esteja relutante em fazer isso. Francamente, a esquerda é terrível em explicar suas ideias. Eu sou um Marxista, mas se eu começar a falar para um libertário e usar palavras como proletário e leninismo, eles se enclausurariam dentro de sua ideolgia libertária imediatamente. A esquerda só não é tão acessível como a alt-right é. Os libertários são também facilmente pressionados por ideias autoritárias por grupos como os Antifa, a quem eles vêm como uma ameça pra eles devido ao absurdo mito que os antifas ataquem alguém bem no meio. Isso não quer dizer que não deveríamos continuar a peitar os fascistas, isso quer dizer que nós temos que aceitar que nós vamos assustar alguns libertários enquanto isso. Nós também temos que ter ciência que os capitalistas vão sempre está do lado da extrema direita contra a esquerda. Historicamente, quando afrontados pela escolha entre os dois, o capitalista estará do lado do fascista. Agora não é diferente. Nesses tempos de extrema polarização, estamos vendo reacionários indo em bando para o que mais se aproxima deles. A propriedade privada é, talvez, o principal princípio libertário, acima de qualquer outro, e os socialistas são os que querem aboli-la, não os fascistas.
Nós também podemos examinar as personalidades dos libertários. David Boaz explica isso da melhor forma, dizendo que "algumas pessoas podem virar libertárias porque estão bravas. Por um tempo, é o bastante ficar bravo com o governo. Mas ultimamente o libertarianismo é sobre cooperação pacífica - mercados, sociedade civil, trocas globais, paz - então isso justamente não é raiva o bastante para algumas pessoas. Intolerância racial é um caminho para estar bravo com o mundo inteiro.". Contudo, eu gostaria de oferecer outra explicação. Não é só a raiva que move as pessoas para o libertarianismo, é o "contrarianismo". O Libertarianismo tem tradicionamente sido um meio para jovens de classe média não conformarem tanto com a direita como a esquerda. Eles começam a argumentar com seus colegas sobre justiça social, enquanto se rebelam contra sseus pais defendendo a ligalização da maconha. É muito fácil ver o apelo de uma ideolgia que você só quer argumentar e defender visões provocativas. Porém, isso quer dizer que é muito fácil para os libertários acabarem defendendo algumas ideologias dos piores grupos por aí, na sua contante tentativa de chocar, nominalmente fascismo.
Similaridades Ideológicas
Eu já cobri muitas similaridades anteriormente no artigo, mas há algumas ainda mais importantes para mencionar. primeiro de tudo, nós podemos olhar o fato que os políticos de direita no mundo ocidental está fundamentalmente enraizada a imaginada ideia de declínio, a noção de que nossa sociedade está sendo lentamente arruinada, e que tudo que costumava ser bom dela está sendo removido. Essa é uma crença firme de ambos os grupos, como libertários citando os dias de estado mínimo, e a alt-right defendendo o retorno da subjulgação de mulheres e imigrantes. para um libertário, a narrativa de uma nação de ladrões destruindo nossa sociedade tem se tornado menos e menos factível enquando o estado de bem estar tem sido lentamente despojado, e eles continuam a eleger políticos de direita que desprezam os probres na nossa sociedade de direitos básicos. Em vez disso, eles se tornam alt-right, que oferecem uma mensagem de diversidade e liberalismo como uma porta de escape para a desorientação de nossa sociedade. A alt-right oferece uma mensagem não de independência, mas uma vitória sobre a esquerda e a justiça social, que é visto como mais constrangedora. Isso liga o ponto de que as atitudes libertárias para a imigração, mas também as ideias de novo ateísmo da "cultura ocidental" sendo superior a "cultura islâmica". Esses preconceitos estão profundamente enraizados na mentalidade do libertário, e são fáceis de explorar.
Tanto a direita autoritária como a libertária há uma forte apreciação de ideias de força. Pessoas desempregadas são caractegorizadas como burras, preguiçosas ou fracas. Se alguém está sendo explorado por seu empregador, eles deveriam lidar com isso e continuar a trabalhar 60 horas por semana. Se você é alguém que sofre do racismo institucional, você deve ignorar isso. Você pode ver o quão fácil é essa transição para a alt-right. Além disso, ambos baseiam sua política externa em ideias de isolacionismo, e é "muito fácil" protestar contra o complexo militar nos EUA. Há também a possiblidade que os supremacistas brancos foram trazidos para o movimento libertário em primeiro lugar simplesmente porque se você acreditar que o governo é uma conspiração judaica para acabar com as pessoas brancas, você irá protestar para que ele se torne menor. Quanto a seus pontos de vista sobre o livre comércio mudando radicalmente para o protecionismo, parece-me que a maioria nunca foi tão apaixonada em defendê-lo. Em vez disso, eles vêem a economia global como uma grande ameaça à identidade branca, uma vez que o terreno econômico perdido para os trabalhadores mexicanos e chineses afeta os trabalhadores brancos. As ideias em torno da discriminação positiva (ou ação afirmativa) também são bastante centrais para ambas as filosofias, com ambos encarando-a como profundamente injusta. Esta pode ser uma maneira fácil para o alt-right convencer os libertários de que as minorias étnicas têm mais facilidade do que os brancos, e que os brancos precisam de defesa. A liberdade de associação é outro princípio fundamental de sua ideologia, e isso pode ser facilmente estendido à discriminação contra as minorias étnicas. Se você acredita seriamente que as empresas devem ser autorizadas a recusar serviços para negros ou gays, você estará discutindo do mesmo modo que os racistas. Eu estou relutante em ouvir essas pessoas, já que as razões alegadas para a conversão que elas dão são quase sempre propaganda, mas acho que o argumento em torno da liberdade de associação é apoiado aqui, com "choro nazista", em que Christopher Cantwell escreve:
“Na filosofia libertária, ninguém deveria ser obrigado a se associar a ninguém. Se os negros cometem crimes, ou os judeus estão espalhando o comunismo, discriminá-los é o direito de qualquer proprietário de propriedade ”.
Conclusão
Esta é a parte em que eu deveria dar algum tipo de conselho, explicando exatamente como nós paramos os libertários e convertendo-os. A verdade é que eu não sei como, e a parte mais interessante é que eu realmente não acho que importa que eu não saiba como. O movimento libertário está essencialmente morto neste ponto, com todas as suas figuras principais apoiando Donald Trump e, pelo menos, abraçando partes de uma ideologia criptofascista. Realmente não resta muita gente para "salvar" das garras do alt-right. Em vez disso, temos apenas que nos concentrar em evitar que o alt-right se torne mais poderoso. Essa pergunta é para pessoas muito mais inteligentes do que eu, e esse é um artigo diferente para outro momento.
Tudo o que podemos fazer é garantir que isso não aconteça novamente. Se o movimento libertário alguma vez ressurgir seriamente (afinal, a política é cíclica), então temos que impedi-los de cair nos mesmos truques por que caíram neste momento. Parece-me que qualquer ideologia de direita é inerentemente suscetível à conversão autoritária de extrema direita, então talvez este seja um ponto abrangente sobre como todas as ideologias de direita são más e precisamos combatê-las como uma esquerda unida. Eu não tenho certeza. Tudo o que sei é que a transição do libertário para o autoritário parecia bastante inevitável para a direita.
(perdoem-me qualquer eventual erro na tradução. Está aberta para correção)
Sobre este site
medium.com
How ideologically confused white men are being converted to the alt-right

Nenhum comentário:

Postar um comentário