I. Problema
1. Identifique o problema sócio-econômico
2. Acertar a discrepância entre situação e meta
3. Analisar os fatos (a situação atual) na luz da situação desejado (meta)
4. Definir (descrever)
a) o ideal (a meta)
b) a situação (incluindo a sua etiologia)
c) a discrepância
4. Sequência da análisea
a) "cortar" o problema em pedaços adequados (mínimo 2, máximo 5-7)
b) acertar as conexões entre as partes ("modelo")
c) analisar as partes com a pergunta em que forma representam causas e soluções de problema
d) analisar a dinâmica do sistema
5. Juntar a análise (sínteses)
6. Avaliar o resultado (certezas, incertezas, fatos certos, pressupostos, manchas brancas)
7. Fazer um resumo (problema, análise, soluções)
II. Principio metodológico: Distinguir entre o fenómeno (que aparece no nível social ou macro) e a causa e solução do problema (que reside no nível individual ou micro, ou, simplesmente, na acção humana).
III. Medidas (instrumentos): Baseado numa teoria de causa(s) e efeito(s), se deriva as medidas adequadas para solucionar um problema ou explicar as causas de um problema. Em analisar os instrumentos (ferramentas) que serem aplicados para a solução se precisa dar em conta que a aplicação de medidas tem custos (matérias e não-matérias, monetárias ou não-monetárias) e que quase qualquer forma da aplicação de medidas e assim qualquer tipo de solução contem consequências não-desejadas ao lado das consequências desejadas.
IV. Estilo de apresentação: Explicar! Explicar! Explicar! Escrever didacticamente, guiar ou leitor, usar exemplos, língua simples mas preciso, uso de conceitos da disciplina, clara estrutura do trabalho, dos capítulos, dos parágrafos, das sentencias.
V. Princípios para avaliar a qualidade de um trabalho acadêmico
1. Criatividade em encontrar e tratar um problema (inovação científica)
2. Precisão da análise (confiablidade)
3. Contextualização dos resultados (mostrar limitações e lacunas, objetividade, distância emocional)
Dica: Reformular o tema em forma de uma pergunta automaticamente invite a busca para as causas e efeitos e as medidas.
O progresso científico talvez existe mais em novas perguntas e novos conceitos de em respostas!
Não se preocupe demais com definições (as definições estão na análise do problema)
Não se preocupe demais com "metodologia" - pesquisando você busca o seu proprio caminho.
Não se preocupe demais com que você precisa (o debe) fazer, melhor e fazer e começar já.
Não pense que seu trabalho vai ser uma grande casa intelectual. Pense que dentro de um gigantesco palacio você decora um pequeno quarto que ainda estava vazia.
Aprende pensar em conceitos.
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