quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Novos caminhos para publicações na UFS

Repositório Institucional - 31/08/2011


Professores efetivos já podem disponibilizar suas publicações
Professores efetivos da Universidade Federal de Sergipe já podem disponibilizar suas produções científicas no Repositório Institucional (RIUFS). O projeto do acervo digital foi proposto pela Resolução nº 40/2010 CONEPE e tem como objetivos armazenar, preservar e disseminar amplamente a produção intelectual e os resultados de pesquisas desenvolvidas pelos diversos setores em uma base de dados eletrônica de acesso livre.
Nos mais diversos países, instituições acadêmicas utilizam repositórios institucionais e o acesso aberto para gerenciar informação científica proveniente das atividades de pesquisa e ensino e oferecem apoio a elas. Dessa forma, dentre outros fatores, os repositórios têm sido de significativa importância para melhorar a comunicação científica interna e externa à instituição e contribuir para o aumento do prestígio da mesma e do pesquisador.
Como benefícios, os docentes terão compactadas em um único endereço eletrônico todas as suas produções científicas (artigos científicos, livros, dissertações e trabalhos apresentados em congressos), facilitando o seu gerenciamento, uma vez que muitas dessas produções estão disponíveis em páginas pessoais na internet.
“É importante que os professores participem do Repositório e criem o hábito de disseminar suas publicações para toda a comunidade. A pesquisa é para ser divulgada e todos ganham com isso”, salienta Letícia Castro, bibliotecária da Bicen e uma das responsáveis pelo projeto.
Os interessados devem acessar o site do repositório e se dirigir ao campo “informações para autores”, estando atento às determinações para a inclusão do material.
Para mais informações, os professores devem entrar em contato pelo telefone 2105-6521 ou pelo e-mail bicen@ufs.br. Professores do campus da Saúde devem entrar em contato na própria Biblioteca do campus.
Ascom UFS comunica@ufs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário