domingo, 16 de junho de 2013

Ensino errado

Os exemplos dificultam aprender matemática

Um novo es­tudo su­gere que dar exem­plos con­cretos para en­sinar os con­ceitos abs­tratos de ma­te­má­tica, uma téc­nica que os pro­fes­sores acre­ditam ajudar o en­sino, faz exa­ta­mente o con­trário.
“Um trem sai da es­tação A a 80Km/h e outro da es­tação B, que está a 250km de dis­tância, no mesmo ins­tante, a 100km/h. Quanto tempo le­vará para eles se en­con­trarem?”
A cada dia os pro­fes­sores in­cor­poram mais e mais exem­plos prá­ticos ara en­sinar os con­ceitos abs­tratos. Mas um es­tudo da Uni­ver­si­dade Es­ta­dual de Ohio (EUA) su­gere que é me­lhor deixar as maçãs, la­ranjas e lo­co­mo­tivas para o mundo real e, na sala de aula, con­cen­trar-se em pro­blemas abs­tratos. Nesse caso 80 (t + 1) = 250 – 100t, onde t é o tempo de vi­agem em horas do se­gundo trem.
Jen­nifer A. Ka­minski, pes­qui­sa­dora da uni­ver­si­dade, disse que a crença dos pro­fes­sores de que en­sinar através de exem­plos con­cretos é mais efi­ci­ente não passa disso: uma crença. Os re­sul­tados do es­tudo foram pu­bli­cados na edição da úl­tima sexta-feira da re­vista ci­en­tí­fica Sci­ence.

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