Albert Jay Nock, o "anarquista filosófico", defendendo extrema descentralização governamental sob o Estado de Direito, em seu livro "Nosso Inimigo, o Estado"
"O ponto de vista comum sobre Thomas Jefferson como um fiel doutrinário da ideia de "direitos dos estados" é bastante incorreto e enganador. Ele acreditava nos direitos dos estados, de fato, mas ele foi muito além; os direitos dos estados eram apenas um incidente em seu sistema geral de organização política. Ele acreditava que a unidade política última, a fonte e o repositório da autoridade e iniciativa política, deveria ser a menor unidade; não a unidade federal, do estado ou do condado, mas do município apenas, ou, como ele chamou, "the ward". O município, e apenas o município, deve determinar a delegação de poderes acima para o condado, o estado, e as unidades federais. Seu sistema de descentralização extrema é interessante e talvez valha um momento de exame, porque se a ideia do Estado for alguma vez substituída pela ideia de governo, é provável que a expressão prática dessa ideia virá de forma bastante parecida com isso.
De fato, a única qualificação que se pode antever é que a menor unidade deve reservar o poder de taxação estritamente para ela própria. As unidades maiores não devem possuir qualquer poder de taxação direta ou indireta, mas devem apresentar suas demandas aos municípios, para serem cumpridas por quotas. Isso tenderia a reduzir as organizações das maiores unidades a formas esqueletais, e operaria fortemente contra elas assumirem quaisquer funções a não ser as que lhe forem atribuídas, que sob um regime estritamente governamental seriam muito poucas – para a unidade federal, de fato, extremamente poucas. É interessante imaginar a supressão de qualquer atividade burocrática hoje em Washington que possui relação com a manutenção e administração dos meios políticos, e ver o quão pouco sobraria. Se o Estado for substituído pelo governo, provavelmente qualquer atividade federal poderia ser realizada no Edifício dos Escritórios do Senado – muito possivelmente com um cômodo para lazer." Albert Jay Nock, 'Our Enemy, the State'
Nenhum comentário:
Postar um comentário