sábado, 20 de julho de 2019

Esquerda - direita

Sobre esquerdismo e direitismo na perspectiva austrolibertária
O libertarianismo é, por si só, um arcabouço ético e lógico, baseado na (auto) propriedade, no princípio da não iniciação de agressão contra alguém pacífico, no jusracionalismo e jusnaturalismo como fontes, ora distintas, ora análogas, do direito privado, da soberania individual e alicerce jurídico da aplicação lógica da ética da liberdade e propriedade.
É naturalmente formado por proposições lógicas, conhecidas à priori.
Na economia se concentra no respeito aos contratos privados e trocas voluntárias, no estudo da ação humana (praxeologia) e na abordagem sócio-político-econômica da escola austríaca e toda sua base epistemológica. No respeito incondicional à propriedade e contra o monetarismo estatal centralizado, o desenvolvimentismo e todo arcabouço keynesiano e das demais escolas que defendem dirigismo econômico e legislação estatal. É LAISSEZ FAIRE por definição.
Sua abordagem jurídica é intrinsecamente parte do direito privado das leis naturais e defende um ordenamento jurídico livre e policêntrico. Não se baseia em nenhum arranjo político centralizador, e não observa a 'direita' ou 'esquerda' dentro de um espectro partidário democrata.
Aliás, é naturalmente a favor de uma descentralização política radical e secessões até o nível individual.
Desde que Rothbard, Block, Hoppe e outros grandes nomes do libertarianismo trouxeram à tona o conceito de PALEOlibertarianismo, a importância de se observar o "cultural background" se tornou tão importante quanto o próprio estudo dos princípios do austrolibertarianismo.
Para entendermos os conceitos de direita e esquerda fora do contexto político partidário (algo que não existe dentro da perspectiva austrolibertária) devemos focar em suas características essenciais:
Por esquerda entende-se a tendência sócio-cultural de se buscar o igualitarismo como um fim. À despeito da produtividade pessoal, acumulação de poupança ou relevância estratégica de um indivíduo em determinado arranjo sócio-econômico a esquerda busca o igualitarismo. A direita, por sua vez, o individualismo metodológico, praxeologia e vê como naturais as diferenças pessoais em vários aspectos.
Por esquerda, entende-se também, do ponto de vista sócio cultural uma tendência à ruptura com as instituições civis, e a necessidade de um método revolucionário para trazer progresso sócio-econômico. A homogeneização da cultura em prol de seus objetivos de justiça social e igualitarismo. A tendência à um governo centralizador e progressista para fazer aplicar seus propósitos.
Direita, ou conservadorismo cultural, nesse ponto seria um viés pró individualidade e singularidade de cada pessoa. A continuidade das instituições sócio-antropológicas naturalmente emanadas da cultura ancestral.
Enquanto esquerda tende à um progressismo materialista a direita procura se alinhar à ordem natural do universo, desde o respeito à narureza biológica e psicológica do homem até uma visão metafísica e transcedental.
A busca pelo cultivo de virtudes e o homem como centro da ordem social livre, acima da natureza e dos animais também são elementos do conservadorismo cultural.
Enquanto a esquerda enxerga as instituições ancestrais como opressivas, o conservadorismo enxerga como naturais.
A tentativa revolucionária de ruptura, controle econômico e social, padronização da cultura em prol de seu utilitarismo igualitarista e rejeição às instituições sócio-antropológicas ancestrais são a marca da esquerda cultural.
A direita, por sua vez enxerga na maioria das criações culturais ancestrais uma forma natural de organização jurídica e social.
O austrolibertarianismo tem sim um "cultural background" predominante.
E esse se assenta na ordem natural
austrolibertarian.com
On the differences between rightism and leftism and how libertarianism…

Nenhum comentário:

Postar um comentário