segunda-feira, 2 de março de 2020

Cartórios

CARTÓRIOS: NO BRASIL, UM SETOR BILIONÁRIO; NOS EUA E NA AUSTRÁLIA NEM EXISTEM
Ir ao cartório no Brasil significa se deslocar até o local, pegar filas e pagar caro. Essa é a péssima experiência do cidadão quando precisa recorrer a essa instituição que é símbolo do nosso atraso. Mas precisa ser assim? Vamos dar uma olhada para como funcional lá fora.
Nos EUA por exemplo, os Cartórios não existem! Lá são os cidadãos certificados pelo governo que prestam serviços notariais. O trabalho é simplificado porque os serviços são muito menos burocráticos do que no Brasil. Nos EUA não é preciso reconhecer firma nem para alugar apartamentos! Para completar, muitos desses serviços são prestados pela bagatela de R$0,00. Isso mesmo, tem cartório GRÁTIS por lá. Um pouco diferente do Brasil, não?
Na Austrália, cartórios também não existem. Lá o que existem são os ‘Justiceiros da Paz’ que são voluntários que exercem serviços notariais como autenticar senhas e certificar cópias de documentos. As atividades demandam imparcialidade e honestidade. Por serem voluntários os Justiceiros da Paz são vedados de receber pelos serviços prestados, sendo o trabalho deles fruto da própria vontade de contribuir com seus conterrâneos.
No fim, o que não faltam são saídas para eliminarmos os cartórios. Eles ganham muito e só atrasam a vida do cidadão! Já passou da hora de trazermos essas soluções para o nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário