terça-feira, 9 de março de 2021

Anarcocapitalismo

 


"(...) O anarcocapitalismo é uma teoria política cujo eixo central é a pesquisa sobre o uso legítimo da força física, a violência. O postulado fundamental do anarcocapitalismo é o Princípio de Não-Agressão. De acordo com este princípio, ninguém tem o direito de iniciar o uso de violência física contra pessoas ou bens de terceiros. Esse princípio faz uma distinção muito clara entre a violência agressiva, que seria ilegítima, e a violência defensiva, que seria perfeitamente permissível. Assim, por exemplo, a violência perpetrada por um ladrão ou estuprador contra suas vítimas seria ilegítima, mas a violência exercida por essas mesmas vítimas para se defender da agressão de seus agressores seria perfeitamente legítima."
Daniel Carreiro
O PNA é a síntese máxima do direito natural aplicado.
Toda forma de organização política atual é intrinsecamente violenta (violência ilegítima) e contrária à ordem natural.
Só em sistemas jusnaturalista soberanos pode haver uma economia e justiça baseados na ética libertária, i.e. no direito natural.
Só existe livre mercado e respeito à propriedade fora do constitucionalismo e seus vícios inerentes: positivismo, sócio-construtivismo, democracia, economia planificada.
Se o axioma primordial da autopropriedade e todos seus desdobramentos lógicos não puder ser respeitado, então continuamos escravos de um establishment cleprocrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário