quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Direitos e pobreza

Direitos e pobreza

Escrito por Olavo de Carvalho . .
 
Thomas Sowell dizia: "Nunca entendi por que é ganância você querer conservar o dinheiro que ganhou, mas não é ganância querer tomar o dinheiro dos outros." Mutatis mutandis, a obrigação moral que os ricos têm de ajudar os pobres, mesmo quando ela seja tomada em sentido absoluto e intransigente, não implica jamais que os pobres tenham o "direito" de ser ajudados.
Todo direito de um implica obrigações para algum outro, mas nem toda obrigação que pese sobre alguém gera direitos para quem quer que seja.
A razão disso é simples e auto-evidente: toda e qualquer obrigação moral ou legal é relativa porque limitada à disponibilidade de meios, ao passo que um "direito", uma vez consagrado, é universal e incondicional.
Decretado que os pobres têm "direito" à ajuda estatal ou privada, a simples inexistência dos meios de ajudá-los se torna automaticamente algo como uma ilegalidade ou um crime, e a sociedade inteira, quanto mais pobre, tanto mais merecerá o rótulo de criminosa, de modo que a pobreza de uns será uma espécie de mérito e a de todos um delito abominável. Se isto está muito sintético, analisem e verão que é certo.
Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário