quarta-feira, 1 de julho de 2015

Movimento progressista

Uma breve história do movimento progressista 

por Nelci Gomes
Os progressistas têm um jeito com as palavras que chega a ser realmente impressionante. Talvez tudo tenha começado quando eles roubaram, nos EUA, o termo 'liberal' dos libertários. Desde então, a coisa virou uma bola de neve e saiu totalmente de controle.
De "justiça social" a "pró-escolha" (exceto quando a escolha se refere a armas ou lâmpadas incandescentes), passando por vários "ismos" criados pejorativamente para rotular seus opositores, os progressistas são especialistas em tais feitos linguísticos. E embora os conservadores e até mesmo os libertários também, e infelizmente, utilizem várias frases triviais em vez de argumentos sólidos, os progressistas são os campeões invictos neste quesito. A melhor prova disso é o próprio termo progressista que eles utilizam tão excessivamente: quando se referem a uma medida que apóiam, tal medida é progressista; quando se opõem a algo, tal medida é reacionária.
Esta simples dicotomia é um enorme prazer para aqueles indivíduos incapazes de um raciocínio mais elaborado e que gostam de ver suas crenças resumidas em chavões simples, quase sempre partidários e rudimentares.
No entanto, a ideia de que o progresso ocorre ao longo de algum gradiente entre o conservadorismo reacionário (ou libertário) e o progressivismo é flagrantemente falaciosa.
Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário