Gustavo Patu, em "A Escalada da Carga Tributária":
Como é possível que, em menos de uma década, durante tempos de paz, democracia e em plena hegemonia do pensamento liberal, a carga tributária do Brasil tenha crescido tanto? E por que motivos há tanta resistência à realização de uma reforma tributária no país?
O jornalista Gustavo Patu, coordenador de economia da sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília, responde essas questões no livro "A Escalada da Carga Tributária", da Publifolha. O título traça o panorama da história recente dos tributos brasileiros e os motivos que levaram a carga a crescer tanto nas últimas décadas.
Pobres pagam mais e produtos nacionais perdem mercados
Do Plano Real à criação da Super-Receita, Gustavo Patu aborda os planos econômicos, as políticas de governo e os demais fatores que produziram o aumento da carga tributária no país.
O jornalista explica porque todas as propostas de reformas tributárias foram paralisadas. E mostra porque os tributos indiretos produzem uma distorção perversa. "Não são os empresários quem têm mais a reclamar. Nem os ricos. Na tributação sobre o consumo, quanto menor a renda, maior será a parcela tomada. Sabe-se que os pobres brasileiros arcam com um custo desproporcionalmente alto para o financiamento do Estado", explica o jornalista.
"A Escalada da Carga Tributária" mostra ainda os efeitos danosos dessa carga. Os altos impostos fazem com que os produtos nacionais (em especial os mais elaborados) percam mercados no exterior e, ao mesmo tempo, dificultam a compra de máquinas, veículos e equipamentos importados...--
Nenhum comentário:
Postar um comentário