Professor Dr. Antony Mueller
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EMENTA
SOCIOLOGIA ECONÔMICA
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - 2009/I
I. Objetivos
O objetivo do seminário “Sociologia Econômica” é familiarizar o estudante com as novas abordagens desta disciplina e capacitar o participante utilizar as teorias, os conceitos e as técnicas na pesquisa.
Especificamente, os objetivos do seminário consistem em ampliar e fortalecer a capacidade do estudante de trabalhar com estruturas analíticas ámplias e flexíveis incluindo o uso de ferramentas metodológicas como a abordagem causal-realística baseada na teoria da ação humana. Em vez de conseguir uma abordagem reducionista, se procura conscientemente favorecer uma análise focada em estudar os fatores de complexidade, incerteza e contingência.
II. Organização
Espera-se a participação ativa dos estudantes com apresentações formais e contribuições nos debates. O trabalho final consiste em um artigo científico de 15 até 20 paginas. As últimas aulas do seminário vão ser organizadas na forma de um congresso cientifico onde os participantes apresentam os seus trabalhos em diversas “mesas” sob a liderança de um “chairman” e com dois até três palestrantes e os respectivos comentaristas.
O seminário está orientado preparar o participante para este “evento” incluindo a assistência para publicar o trabalho.
Uma aula do seminário tipicamente vai se dividir em duas partes: a primeira parte (90 min) consiste numa apresentação seguida na segunda parte por debate.
O seminário inteiro tem três partes com a primeira parte do semestre dedicada as apresentações de aulas didática do docente com os seguintes temas:
Temas e métodos da “sociológica econômica”
A sociologia econômica “clássica”
A “Nova Sociologia Econômica”
Fundamentos sócio-econômicos do capitalismo moderno
Sociologia do dinheiro
As raízes de riqueza e pobreza das nações
Inovação, tecnológica e ciência
Políticas de modernização e anti-modernização
A crise financeira atual na perspectiva da nova sociologia econômica
Estado, mercado e sociedade no tempo da globalização
A segunda parte do semestre está dedicada ás preparações dos trabalhos dos estudantes, organizados em working groups com a terceira parte dedicada ao encontro final com as apresentações formais dos trabalhos.
III. Temáticas para os trabalhos (12 – 20 pp.) - sugestões
(O tema exato do trabalho vai ser formulado nas aulas num processo de criatividade científica, i.e. a pesquisa para desenvolver inovações cientificas de um tema e na formulação do problema para ser tratado.)
Fundamentos morais da economia
Pobreza: A sociologia econômica das causas e curas
Educação e desigualdade
A crise permanente das finanças públicas do estado moderno
A crise da previdência social (saúde, emprego, envelhecimento)
Aspectos sócio-econômicos da corrupção
Elementos da “boa governança”
Governança corporativa
Aspectos sócio-econômicos do desenvolvimento
Crescimento econômico e a “destruição criativa”
Fundamentos sócio-econômicos da inovação
Fundamentos sócio-econômicos da tecnologia e ciência
O mercado religioso
A crise dos mercados financeiros
A crise do “capitalismo globalizado”
Raízes e conseqüências do populismo político na América Latina
Cultura da dívida contra uma cultura de poupança
Fundamentos sócio-econômicos da formação de capital
Administradores, empresários, e capitalistas
A escolha pública da redistribuição de riqueza
Problemas do intervencionismo político nos mercados
O processo de mudanças institucionais
Propriedade intelectual no tempo das novas mídias
Tecnologia, ciência e sociedade – liberdade e controle
A felicidade como objeto da pesquisa sócio-econômica
O atavismo do estado moderno
Análise sócio-econômica da Constituição brasileira
Defeitos da democracia
Sociedade e economia na perspectiva de Adam Smith
Sociedade e economia na perspectiva de Jean-Jacques Rousseau
Sociedade e economia na perspectiva de Auguste Comte
Sociedade e economia na perspectiva de Max Weber
Sociedade e economia na perspectiva de Ludwig von Mises
Sociedade e economia na perspectiva de John Maynard Keynes
Sociedade e economia na perspectiva de Milton Friedman
Capitalismo, Socialismo e Democracia na perspectiva de Joseph Schumpeter
IV. Grupos de Trabalho
Teoria, Métodos e ferramentas da sociologia econômica
Fundamentos sócio-econômicos do capitalismo moderno
Estado, mercado e sociedade no tempo da globalização
Cultura e economia
Análise sócio-econômica de problemas da atualidade (pobreza, desigualdade, crise financeira, crise das finanças públicas e da previdência social)
V. Bibliografia
Handbooks
Beckert, Jens/Milan Zafirovski (eds.), 2006: International Encyclopedia of Economic Sociology. London: Routledge.
Berger, Suzanne/Ronald Dore (eds.), 1996: National Diversity and Global Capitalism. Ithaca: Cornell University Press.
Block, Fred, 1990: Postindustrial Possibilities: A Critique of Economic Discourse. Berkeley: University of California Press.
Carruthers, Bruce/Sarah Babb, 2000: Economy/Society: Markets, Meanings, and Social Structure. Thousand Oaks: Pine Forge Press.
Dobbin, Frank, 2004: The New Economic Sociology: A Reader. Princeton: Princeton University Press.
Granovetter, Mark/Richard Swedberg (eds.), 2001: The Sociology of Economic Life. 2nd edition. Boulder: Westview Press.
Guillén, Mauro F., et al., 2002: The New Economic Sociology: Developments in an Emerging Field. New York: Russel Sage Foundation.
Hollingsworth, Rogers/Robert Boyer (eds.), 1997: Contemporary Capitalism: The Embeddedness of Institutions. Cambridge: Cambridge University Press.
North, Douglass, 1990: Institutions, Institutional Change and Economic Performance. New York: Cambridge University Press.
Smelser, J. Neil/Richard Swedberg, 2005: The Handbook of Economic Sociology. 2nd edition, 1st edition 1994. Princeton: Princeton University Press.
Swedberg, Richard, 2003: Principles of Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press.
Trigilia, Carlo, 2002: Economic Sociology. State, Market and Society in Modern Capitalism. Oxford: Blackwell.
Williamson, Oliver E., 1985: The Economic Institutions of Capitalism: Firms, Markets, Relational Contracting. New York: Free Press.
Textos em português e espanhol
LOPES, Jr, Edmilson. As potencialidades analíticas da Nova Sociologia Econômica. Sociedade e Estado, UnB, 17(1), 2002, pp. 39-62.
DURKHEIM, Emile. Da divisão do trabalho social. Varias edições. (Livro I, Capitulo VII: Solidariedade orgânica e solidariedade contratual).
DURKHEIM, Emile. Lições de sociologia: a moral, o direito e o Estado. São Paulo: T. A. Queiroz; Ed. da USP, 1983 (Lições 15 a 18).
STEINER, Philippe. Le fait social économique chez Durkheim. Revue Française de Sociologie, 33, pp. 621-641, 1992.
VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa. São Paulo: Pioneira, 1965, pp. 74-102
WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: UnB, 1991
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ARON, Raymon. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes; Brasília: UnB, 1990, pp. 379-418.
SCHUMPETER, Joseph. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988, pp.43-66 (Cap. II: o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico).
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Lisboa: Edições 70, 2001, pp. 49-58 e pp. 175-197. (Introdução e conclusão).
GODBOUT, Jacques. O espírito da dádiva. Lisboa: Instituto Piaget, 1997, pp. 9-31 (Introdução).
NICOLAS, Guy. O dom ritual, face velada da modernidade. In: Martins, Paulo Henrique (Org.). A dádiva entre os modernos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, pp. 33-62.
POLANYI, Karl. A Grande Transformação. Rio de Janeiro: Campus, 2000, pp. 62-75 e 89-98 (Cap. 4: Sociedades e sistemas econômicos, e cap. 6: O mercado auto-regulável e as mercadorias fictícias).
WANDERLEY, Fernanda. Avanços e desafios da Nova Sociologia Econômica: notas sobre os estudos sociológicos do mercado – uma introdução. Sociedade e Estado, UnB, 17(1), 2002, pp. 15-38.
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Fligstein, Neil. Mercado como política: uma abordagem político-cultural das instituições de mercado. Contemporaneidade e Educação, 9, pp. 26-55, 2001.
Guimarães, Nadya Araujo. “A alquimia organizacional: qualificação e construção do conhecimento”. In:
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Leite, Marcia de Paula. “Trabalho e qualificação na cadeia automotiva: novas tendências, velhos problemas”. In: Alice Abreu (org.) Produção Flexível e Novas Institucionalidades na América Latina. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2000, pp. 107-127.
Lima, Jacob. “A subcontratação em cooperativas de trabalho no Nordeste: descentralização produtiva e
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RUBEN, Guilhermo Raúl. Empresários e globalização. Revista Brasileira de Ciências Sociais. No 18, ano 7, 1992. p.p 71- 87.
DINIZ, Eli e BOSCHI, Renato. Liderança empresariais e problemas da estratégia liberal no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais. No 23, 1993. p.p 101-119.
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GRÜN, Roberto. Quem é moderno? Um estudo sobre as estratégias discursivas de gerentes brasileiros. Revista Brasileira de Ciências Sociais. No 18, ano 7, 1992. p.p 96-108.
GRÜN, Roberto. Modelos de empresa, modelos de mundo: sobre algumas características culturais da nova ordem econômica e da resistência a ela. Revista Brasileira de Ciências Sociais. No 41, 1999. p.p 121-140.
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HIRATA, Helena.” Divisão sexual do trabalho: o Estado das artes”. In Nova Divisão Sexual do Trabalho?
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CARDOSO, Adalberto, COMIN, Alvaro e GUIMARÃES, Nadya (2001) “Os deserdados da indústria
reestruturação produtiva e trajetórias intersetoriais de trabalhadores demitidos da indústria brasileira” In:
Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo, n. 13 (Julio-Dic.), Buenos Aires – Asociación
Latinoamericana de Estudios del Trabajo, pp. 17-52
Veja as bibliografias extensivas na pasta e no nosso blog:
http://www.socioecon.blogspot.com/
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