Primeiro, gostaria constatar que uma esquema de "normas" como, por exemplo, "justificativa", "objetivo geral", "objetivo especifico", "metodologia" etc. não fortaleza a criatividade de pesquisa - ao contrário. Pois, nenhum dos grandes pesquisadores da sociologia econômica usou estas "normas".
Aqui uma pequena lista de princípios de pesquisa na área de Sociologia econômica que eu acho útil a seguir.
I. Analise do problema
1. Identifique o problema sócio-econômico
2. Acertar a discrepância entre situação e meta
3. Analisar os fatos (a situação) na luz de um estado ideal (meta)
4. Definir (descrever)
a) o ideal (a meta)
b) a situação (incluindo a sua etiologia)
c) a discrepância
4. Sequência da análise
a) "cortar" o problema em pedaços adequados (mínimo 2, máximo 5-7)
b) acertar as conexões entre as partes ("modelo")
c) analisar as partes com a pergunta em que forma representam causas e soluções de problema
d) analisar a dinâmica do sistema
5. Juntar a análise (sínteses)
6. Avaliar o resultado (certezas, incertezas, fatos certos, pressupostos, manchas brancas)
7. Fazer um resumo (problema, análise, soluções)
II. Um principio metodológico:
Distinguir entre o fenómeno (que aparece no nível social ou macro) e a causa e solução do problema (que reside no nível individual ou micro, ou, simplesmente, na acção humana).
III. Medidas (instrumentos)
Baseado numa teoria de causa(s) e efeito(s), se deriva as medidas adequadas para solucionar um problema ou explicar as causas de um problema. Em analisar os instrumentos (ferramentas) que serem aplicados para a solução se precisa dar em conta que a aplicação de medidas tem custos (matérias e não-matérias, monetárias ou não-monetárias) e que quase qualquer forma da aplicação de medidas e assim qualquer tipo de solução contem consequências não-desejadas ao lado das consequências desejadas.
IV. Estilo de apresentação
Explicar! Explicar! Explicar! Escrever didacticamente, guiar ou leitor, usar exemplos, língua simples mas preciso, uso de conceitos, clara estrutura do trabalho, dos capítulos, dos parágrafos, das sentencias.
V. Princípios para avaliar a qualidade de um trabalho acadêmico
1. Criatividade em encontrar e tratar um problema (inovação científica)
2. Precisão da análise (confiablidade)
3. Contextualização dos resultados (mostrar limitações e lacunas)
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