sábado, 29 de setembro de 2012

O grande erro intelectual de nosso tempo


  • A Defesa de Nossa Civilização contra o Erro Intelectual
    Friedrich August von Hayek
    * 1899 / + 1992

    • Não quero indicar por erro intelectual uma espécie de expressão verbal elevada que sejamos aptos a cunhar numa ocasião como esta. Chamo de erro intelectual, literalmente, a melhor definição de nossa tarefa comum. Escolhi deliberadamente cada uma das palavras e agora tentarei explicar o que pretendo dizer com tal expressão.

      Em primeiro lugar, gostaria de enfatizar que aquilo que está ameaçado por nossas atuais tendências políticas não é apenas a prosperidade econômica, ou somente o conforto material e a taxa de crescimento econômico. É algo mais importante. Eis como desejo ser compreendido nas palavras "nossa civilização". O homem moderno se orgulha de ter construído tal civilização, como se, ao fazê-lo, executara um plano traçado, antes, na própria mente.

      Fato é, no entanto, que se em qualquer momento do passado o homem tivesse traçado o próprio futuro com base no conhecimento existente no momento para, em seguida, seguir tal plano, não estaríamos onde estamos atualmente. Não apenas seriamos muito mais pobres, não seríamos somente menos sábios, mas, também, menos gentis e menos morais, pois, na verdade, ainda teríamos de lutar brutalmente por nossas próprias vidas. Devemos ao fato do conhecimento não só ter crescido, mas, também, da moral ter melhorado e acho que melhoraram, em especial, no que diz respeito a crescente preocupação com o semelhante, não por conta de qualquer planejamento para tal desenvolvimento, mas pelo fato de que em uma sociedade essencialmente livre certas tendências prevalecem porque são criadas para uma sociedade pacífica, ordenada e progressista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário