sérgio malbergier
Argentina 1 x Brasil 0
O Brasil é o maior país católico do mundo. São 123 milhões de católicos brasileiros contra 36 milhões de católicos argentinos. E quando a Igreja Católica finalmente escolhe um papa não europeu, do Sul, da América do Sul, escolhe logo um argentino, apesar de um cardeal brasileiro ter sido apontado como favorito e apesar de o grande rebanho nacional estar sendo comido pelas bordas pelos evangélicos.Pode ser um erro geopolítico da Igreja de Roma, mas, assumindo meu complexo de vira-latas, o Brasil pode ter sua parte de culpa.
Somos a sétima maior economia do mundo, a quinta maior população do planeta e um dos maiores produtores de carnes, grãos, carros, top models, craques de futebol, grande música, entre outras grandezas. Para o bem e para o mal, somos ainda um modelo de tolerância, nossa maior contribuição específica.
Mas falta algo ao Brasil para o Brasil brilhar não só por sua força e beleza brutas, mas também por sua fina inteligência, pelas capacidades mais sofisticadas que a civilização brasileira produz. Produz?
Apesar de tanta gente e tanta riqueza, nunca produzimos um Nobel (a Argentina já tem cinco), raramente ganhamos prêmios artísticos internacionais relevantes, nossa produção de patentes é modesta, nossa liderança global está muito aquém do potencial. E agora um papa argentino.
Não acredite na propaganda oficial, há algo errado por aqui.
Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário