quinta-feira, 8 de maio de 2014

Aniversário de Hayek

Porque devemos celebrar Hayek como o maior intelectual do século XX

Nesse artigo quero apresentar as diversas razões por estarmos comemorando o aniversário daquele que considero o maior intelectual do século vinte. Tentarei demonstrar como os seus trabalhos foram importantes para a economia, a psicologia, a filosofia política, o direito e até mesmo a religião.
Além disso, quero destacar a influência do ativismo feito por Hayek na defesa do livre mercado ao redor do mundo – principalmente na Inglaterra – e especialmente no Brasil, visto que Estados Unidos e Brasil foram, provavelmente, os países mais visitados por ele fora da continente europeu.
O mundo tem como referência os grandes pensadores gregos Sócrates, Platão e Aristóteles, que compartilhavam não estarem limitados a um só tema, com múltiplos interesses científicos, das ciências naturais às ciências humanas. Conforme a humanidade evoluiu, vimos uma especialização do conhecimento. Grandes pensadores da idade moderna elaboraram questões sobre temas de suas preferências. Hayek, no entanto, é uma das grandes exceções de nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário