sábado, 23 de julho de 2022

Cleópatra

 MOMENTO PARA APRENDER.

Cleópatra chegou ao trono aos 17 anos e morreu aos 39... Falou 16 línguas. Cleópatra conhecia a língua do antigo Egito e aprendeu a ler hieróglifos, um caso único na sua dinastia.
Fora isso, ela conhecia o grego e as línguas dos partos, hebreus, medos, trogloditas, sírios, etíopes e árabes. Com esse conhecimento, qualquer livro do mundo estava aberto para ela.
Além de línguas, estudou geografia, história, astronomia, diplomacia internacional, matemática, alquimia, medicina, zoologia, economia e outras disciplinas. Tentou aceder a todo o conhecimento da sua época Cleópatra passava muito tempo em um laboratório antigo.
Escreveu algumas obras relacionadas com ervas e cosméticos. Infelizmente, todos os seus livros foram destruídos no incêndio da grande biblioteca de Alexandria do ano 391d. C.
O famoso físico Galeno estudou sua obra e foi capaz de transcrever algumas das receitas idealizadas por Cleópatra. Um desses remédios, que Galeno também recomendou aos seus pacientes, era um creme especial que poderia ajudar homens carecas a recuperar o cabelo.
Os livros de Cleópatra também incluíam truques de beleza, mas nenhum deles chegou até nós. A rainha do Egito também estava interessada na cura através das ervas, e graças ao seu conhecimento de idiomas tinha acesso a inúmeros papiros que se encontram perdidos hoje.
Sua influência na ciência e na medicina era bem conhecida nos primeiros séculos do cristianismo.
Não se tratava apenas de uma mulher bonita que encantava os homens, mas também de uma sabedoria que a história preferiu esconder. Uma verdadeira rainha.
May be an image of 1 person

Nenhum comentário:

Postar um comentário