segunda-feira, 25 de julho de 2022

Gregor Mendel (1822-1884)

 Em 20 de julho de 1822, nasceu na pequena vila de Hynčice, no império Austríaco, Gregor Johann Mendel. De família humilde, não tinha muito para investir em sua educação, então, aos 21 anos de idade, em 1843, entrou no Monastério da Ordem de Santo Agostinho, na cidade de Brunn, atual República Tcheca, com a intenção de aprimorar seus estudos.

Em 1857, Gregor começou seus estudos com ervilhas, para tentar entender os princípios da hereditariedade, e sete características distintas da planta foram analisadas: altura, posição da flor, cor da flor, cor da semente, forma da semente, cor da vagem e forma da vagem. Cada característica apresentava duas variações: a cor da semente, por exemplo, poderia ser amarela ou verde e sua forma lisa ou rugosa.
O estudo de Mendel mostrou que ao cruzar plantas puras de características contrastantes, o resultado era uma geração inteira de plantas com a característica de apenas um dos parentais. Tal característica mais visível era chamada de dominante e a outra era a recessiva. Já na segunda geração, resultante da autopolinização das plantas, a característica recessiva aparecia, mas em menor frequência que a dominante. Com esses estudos, Gregor postulou leis sobre os mecanismos de transmissão de características hereditárias, conhecidas mundialmente como Leis de Mendel.
As Leis de Mendel deixaram um grande legado de descobertas genéticas e seus experimentos ajudaram outros pesquisadores a entender aspectos sobre a hereditariedade. Apesar de não ter sido reconhecido em vida, Mendel deixou um legado inquestionável para a sociedade, sendo seus estudos essenciais para a humanidade.
📸 Reprodução/ Youtube / Verve Científica
May be an image of 1 person and text that says 'HISTORIA HÁ 200 ANOS, NASCIA GREGOR MENDEL, OPAI DA GENÉTICA'

Nenhum comentário:

Postar um comentário