sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Começo das aulas "Sociologia do dinheiro"

Não perca: a aula "Sociologia do dinheiro" na pósgrad do NPPSC começa na terça, 13 de Março.


Prof. Dr. Antony Peter Mueller
Sociologia do dinheiro
UFS NPPCS
Terça 08h00min-12h00min
EMENTA

Objetivo Geral:
O objetivo geral do seminário “Sociologia do dinheiro” é investigar o sistema monetário e financeiro em sua relação com a sociedade moderna, analisando como dinheiro representa a “essência da modernidade” (Simmel).

Objetivo Específico:
O objetivo específico é analisar como a liquidez monetária resulta de um processo social constituído de cooperação social, confiança pessoal e da validez das regras implícitas e explícitas, enquanto a contração monetária é o resultado da dissolução destes fatores. Explorar as contribuições da sociologia econômica moderna para analisar as causas monetárias de prosperidade, crises e depressões.

Estrutura:
A primeira parte será orientada de ganhar um entendimento de dinheiro e finanças com a ajuda dos pensadores clássicos e estudar especialmente a obra “Filosofia do dinheiro” de Georg Simmel.
A segunda parte do seminário será dedicada ao estudo analítico-empírico do moderno sistema monetário-financeiro e as suas crises: O impacto da dívida  sobre o comportamento do consumidor e investidor. 
A terceira parte do seminário dedica-se ao estúdio de novas abordagens com o objetivo de identificar teorias e modelos para captar a relação de dinheiro com problemas e fenômenos como pobreza, poder, e corrupção.

Bibliografia básica:
Georg Simmel: Philosophie des Geldes. Versão em inglês online: http://kenrogers.org/archive/archive/files/2a84aedfb2e819d72f4f1a8a061a83fb.pdf
Mais informações e atualizações: http://socec.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário