quinta-feira, 13 de março de 2014

Metodologia econômica

Ampliar Capa
METODOLOGIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO: O Modo de Fazer Ciência dos Economistas

Autor(a):
Fabio Barbieri e Ricardo Luis Chaves Feijó

 
1ª edição (2013) Páginas: 456 páginas
Formato: 17x24
Este livro percorre a longa trajetória da evolução de ideias sobre ciência, da Antiguidade grega até os positivistas lógicos das primeiras décadas do século XX. A obra expõe as ideias básicas e contribuições principais dos mais importantes autores em metodologia e filosofia da ciência em geral, como Popper, Lakatos, Kuhn, Feyerabend e Laudan.
Em seguida, aborda as ideias metodológicas dos economistas. Começa com a metodologia dos clássicos: o convencionalismo de Smith e o abstracionismo de Malthus e Ricardo; o método apriorista do século XIX, de Senior, Stuart Mill e Cairnes; e as contribuições metodológicas de Weber e de autores da corrente do historicismo alemão. O método de Karl Marx é exposto em detalhes, procurando-se resgatar a sua visão peculiar da ciência econômica.
Prossegue o estudo com as contribuições de autores que apontam o caminho da construção dos fundamentos filosóficos e metodológicos do atual paradigma da economia: Jevons, Marshall, Fisher, Edgeworth e Pareto. Depois, examina-se a contribuição filosófica de autores da escola austríaca: Robbins, Mises e Hayek. Uma exposição crítica do uso de ideias positivistas em economia é feita no capítulo que expõe e debate as ideias de Hutchinson, Knight e Machlup. O famoso texto metodológico de Milton Friedman é explorado a seguir.
O livro contempla também o operacionalismo de Samuelson, o organicismo de Maynard Keynes e o instrumentalismo epistemológico de Schumpeter. Por fim, aborda a visão atual da metodologia econômica com as ideias em retórica de McCloskey, em pluralismo metodológico de Caldwell e outras.
A última parte do livro fornece orientações gerais e dicas de como fazer monografias, dissertação e teses acadêmicas.
Livro-texto para as disciplinas Metodologia da Economia, Metodologia da Análise Econômica, Metodologia da Ciência, Filosofia da Ciência, Metodologia Científica em Ciências Sociais, Introdução às Ciências Sociais, dos cursos de Economia, Administração, Filosofia, Sociologia e Ciência Política. Leitura complementar para cursos de Direito, Filosofia, Sociologia, Ciência Política e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário