sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sloterdijk

Sloterdijk sugere mudança individual em era de crise global

Embora o título do mais recente livro do filósofo Peter Sloterdijk soe como um manual de autoajuda, o volume é um apelo por iniciativa individual na era de crise global: "Se não puder mudar o mundo, mude a si mesmo".
Sloterdijk: 'Você tem que mudar sua vida'
Em 700 páginas, o volume Du musst dein Leben ändern (Você precisa mudar sua vida) oferece variações do apelo contido no título, que chega a soar como um manual de autoajuda. Essa parece ser a razão pela qual esse livro sofisticado acabou chegando às listas de bestsellers. Mas se há de se defender Sloterdijk contra alguma coisa, certamente será contra esse tipo de acusação. Você precisa mudar sua vida é uma prova de força que passa pela história das ciências humanas no Oriente e no Ocidente.
Não mude o mundo, mas a si mesmo mesmo – quem imaginar aqui um Marx às avessas muito se engana. "Os filósofos apenas interpretaram o mundo, cada um à sua maneira; resta modificá-lo", reza a famosa 11ª tese de Marx sobre Feuerbach.
Porém, esse caminho não levou a nada, opina Sloterdijk. Com a Revolução Francesa ou com a Revolução Russa, a Modernidade – em vez de trazer mudanças – trouxe com frequência somente repressão e um sofrimento incomensurável
Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário